Como cuidar de plantas em apartamentos

Como cuidar de plantas em apartamentos

Utilizar plantas na decoração de um cômodo passou de gosto pessoal para algo quase que essencial!

Além de trazerem uma conexão do lar com a natureza, os arranjos verdes purificam e trazem textura aos ambientes em que estão, e deixam tudo mais bonito.

Porém, atualmente, a maioria das pessoas não residem em casas e existe o pensamento de que apartamentos e plantas não combinam, mas isso não é verdade. A questão não é se você pode ou não ter plantas, mas sim quais delas você pode ter!

Veja a seguir algumas dicas de como fazer com que suas plantas cresçam saudáveis, mesmo sem um grande quintal:


A Escolha

Antes de escolher a planta ideal para o seu cantinho, busque observar como se comporta o sol e o vento no local que deseja colocá-la, pois existem espécies que não gostam de muita luz solar direta, como as orquídeas.

Já outras plantas precisam dessa luz e de uma ventilação constante, logo não podem ser usadas dentro de casa, mas podem ser criadas na varanda ou sacada.

Outra parte importante para o desenvolvimento do vegetal é a rega. Busque observar sua rotina para saber quantas vezes por semana você terá tempo para regá-lo, e com base nessas condições de luz e água escolher o tipo certo.


Vaso ou Cachepot?

É comum que haja dúvidas na hora de escolher entre vaso e cachepot por serem muito parecidos, e muitas vezes o segundo é o escolhido por ter uma aparência mais bonita e que enriquece a decoração.

A maior diferença entre eles é um furo embaixo, que somente os vasos possuem para não ter acúmulo de água na terra.

A maioria das pessoas escolhem fazer o plantio em cachepots, justamente por protegerem os móveis dos vazamentos de água que podem acontecer.

Porém isso pode ser muito prejudicial para as raízes das plantas, pois o acúmulo de líquido pode apodrecê-las.

Além do mais, a planta escolhida tem que estar de acordo com o espaço disponível, tanto no cômodo quanto do vaso, pois um vegetal de grande porte em um espaço pequeno não consegue se desenvolver direito, podendo ficar com a aparência feia ou até morrer.

Uma dica é optar por plantar jabuticaba, romã e pitanga que podem ser colocadas em vasos médios e deixam o local com um aspecto magnífico. É necessário, de tempos em tempos, podar as raízes e replantá-las para que possam absorver mais nutrientes.


Limpeza e Renovação

Um dos principais problemas das plantas em apartamentos é justamente a poluição da cidade, pois o acumulo de poeira nas folhas tira sua capacidade fotossintética, fazendo-as morrer.

O ideal é passar um pano úmido com sabão neutro nelas para manter o crescimento saudável.

Ademais, por serem criadas em ambientes não naturais, é comum que a planta “enjoe” da sua terra, mesmo que esteja bem adubada, e pare de se desenvolver por não ter os nutrientes necessários.

Para evitar isso, é bom fazer a renovação do ambiente. Pelo menos uma vez por ano, retire a planta e limpe o vaso. Feito a higienização, é só replantá-la com uma terra novinha.

Ter um espaço verde em seu apartamento faz toda a diferença na decoração final! Veja também nossas dicas de decoração com plantas e de como fazer uma horta vertical!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.